segunda-feira, 5 de abril de 2010

Pavel Curtis



Pavel Curtis World Building <1991> (construção de mundos)


Pavel Curtis, quando era cientista da computação no laboratório Xerox PARC, criou um dos primeiros ambientes populares em-linha de role-playing (jogos em que se assume uma personalidade), o LambdaMOO [precisa de Telnet], em 1991. Conhecido como um MUD - Multi-User Dungeons (masmorras de multi-usuários), LambdaMOO é um reino de fantasia apenas de texto, descendente dos jogos de capa-e-espada e feitiçaria dos anos de 1970, como Dungeons and Dragons (Masmorras e Dragões). Embora não tenha sido o primeiro de seu tipo, LambdaMOO é talvez o mais famoso ambiente virtual baseado em texto, dissecado e analisado por teóricos das mídias, sociólogos e psicólogos, que o viam como um solo fértil para a criação de uma nova forma híbrida de literatura, desempenho ao vivo, cinema e criação interativa de histórias.
Através da dinâmica aceleradora do diálogo improvisado e da interatividade não ensaiada, os participantes se integram em seus papéis e colaboram numa forma de autoria coletiva. Protegidos (e até liberados) pelo anonimato de seus personagens, os jogadores improvisam seu próprio diálogo, as linhas do enredo, suas propriedades e características; eles vão atrás de sua própria aventura e experimentam uma miríade de identidades alternativas; às vezes eles mudam de gênero e, eventualmente, de espécie. Os MUDs caracterizam-se por reunir uma comunidade fechada - embora dispersa globalmente - de personagens engajados num diálogo ininterrupto que combina o aleatório do vagar nômade com a criatividade focada na construção de mundos.

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