Jody Beyond Interface <1995> (além da interface)
Jodi demonstra que a arte na Internet tornou-se o maior dos palcos para os artistas construírem formas e narrativas experimentais, desafiar convenções, iniciar diálogos, introduzir novas estratégias, ameaçar velhos paradigmas. O mídia da computação interativa em rede capturou decididamente a imaginação dos artistas nos anos 1990. "Nós nos sentimos honrados por estarmos no computador de alguém, alardeiam os autores do Jodi, Joan Heemskerk e Dirk Paesmans (daí Jodi), que não foram apenas além da interface, eles a aboliram. Jodi.org, sua obra máxima lançada em 1995, contém páginas que brilham e desaparecem, incontroláveis códigos de computador que aparecem e passam, pedaços fragmentados de elementos de interface (menus, botões etc.), códigos despidos de sua funcionalidade, uma linguagem antes simbólica agora transformada num surreal teatro mágico do absurdo.
Jodi nos força a questionar a representação dos dados, sua tradução, seu mapeamento, sua aplicação tradicional para a visualização da linguagem de programação e sua decodificação em metáforas e símbolos que podemos interpretar e utilizar. Por último, jodi.org é o Código despido de toda sua funcionalidade, o Código apenas com valor estético, o Código como liguagem abrasiva, o Código como alucinação, o Código como teatro.
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