Marcos Novak Liquid Architecture <1991> (Arquitetura Líquida)
Marcos Novak descreve a si mesmo como um "trans-arquiteto", devido a seu trabalho com projetos de arquitetura gerados em computador, concebidos especialmente para o domínio virtual, que não existem no mundo físico. Suas criações imersivas e tridimensionais respondem às ações do espectador, transformáveis através da interação. Explorando o potencial de formas concebidas abstrata e matematicamente, Novak inventou um conjunto de ferramentas conceituais para pensar a construção de territórios no ciberespaço.Novak introduziu o conceito de arquitetura líquida, uma paisagem imaginária fluida que só existe no domínio digital. Novak sugere um tipo de corte arquitetônico liberto das expectativas da lógica, da perspectiva e da lei da gravidade, um corte que não sofre as limitações racionais da geometria euclidiana. Ele vê a trans-arquitetura como uma expressão da quarta dimensão, que incorpora o tempo ao lado do espaço, como um de seus elementos primários. A arquitetura líquida de Novak dobra-se, rotaciona e modifica-se em interação com a personagem que nela habita. Na arquitetura líquida, "a ciência e a arte, o mundano e o espiritual, o contingente e o permanente" convergem para um espaço poético.
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