Richard Wagner - Gesamtkunstwerk (1849)
(Obra de Arte Total)
O compositor alemão de óperas, Richard Wagner, acreditava que o futuro da música, do teatro musical e de todas as artes situava-se no envolvimento da Gesamtkunstwerk, ou obra de arte total, um fusão de formas de arte que não havia sido tentada em tal escala desde a Grécia clássica. Em 1849, Wagner escreveu o ensaio A obra de arte do futuro, definindo a síntese das artes na qual a ópera servia como um veículo para a unificação de todas as artes num meio único de expressão artística.
O Teatro Festpielhaus (Teatro Casa do Festival), inaugurado em 1876 em Bayreuth, Alemanha, foi onde Wagner aplicou suas inovações teatrais, tais como: escurecimento da casa, reverberação de som envolvente e o reaproveitamento da disposição dos assentos da platéia conforme o anfiteatro grego para concentrar o foco da audiência no palco. Este tratamento dado à ópera antecipou a experiência de realidade virtual, imergindo a platéia no mundo imaginário do palco.
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