Nude Maja 1799-1800
Clothed Maja 1800-03
Family of the Infante Don Luis 1783
Carlos III 1786 - 88
Jose Alvarez Duke Consort of Alba
King Ferdinand VII with Royal Mantle
The Duchess of Alba 1797
The Charge of the Mamelukes 1814
The Family of the Duke of Osuna 1788
As Velhas
Auto-retrato, por volta de 1792
Difteria. Francisco Goya, 1812
Dois velhos comendo, 1820-23
Dona Teresa Sureda - 1805
O duelo
auto-retrato
Le motin de Esquilache (The Esquilache Riots). c. 1766-1767
Portrait of Mariana Waldstein
Procissão
Retrato da família de carlos IV
Self-Portrait - 1771-75
The Colossus
The Countess of Carpio, Marquise de la Solana
The Sacrifice to Vesta. 1771
The Witches' Sabbath - 1798
Goya nasceu na Espanha no ano de 1746, passando a infância na cidade natal de Fuendetodos. Mais tarde mudou-se com a família para a cidade de Saragoça (Zaragoza), iniciando estudos artísticos aos 14 anos com o pintor Don José Luzan y Martinez, fazendo cópias dos grandes mestres. Mudou-se para a cidade de Madrid aos 17 anos, para estudar com o Anton Raphael Mengs (pintor da realeza espanhola).
Com seus insucessos em entrar para a Academia de Belas Artes, e desentendimentos com Mengs, passa a uma vida boemia, envolvendo-se com diversas mulheres e com as touradas. Porém sua sorte muda em 1771, admitido pela Academia de Belas Artes de Parma, começa a receber encomendas. Primeiro pinta afrescos na Igreja Nossa Senhora do Pilar em Saragoça, depois para o Palácio de Sobradiel, Monastério Aula Dei, trabalhando de 1773-74 em Saragoça.
Casou-se com Josefa Bayeu em 1773, irmã de Francisco Bayeu , pintor da corte espanhola e do qual foi discípulo. Nesse período trabalhou para fabricas de tapeçarias em Madrid, fazendo reproduções históricas e pintando paisagens, que na verdade não eram sua preferência. Começou mais tarde a pintar retratos, por volta de 1774 até 1778 realizou 14 obras com esse tema. Em 1780 ingressou na Academia de San Fernando com a obra “A Crucificada”, exibindo mestria nas técnicas acadêmicas. A partir de 1785 cai nas graças da aristocracia e passa a receber encomendas, pintando também retratos, sendo admitido como o Primeiro Pintor da Câmara do Rei, na corte de Carlos IV.
Um de seus primeiros auto-retratos datam dessa época, 1790. Dois anos mais tarde contrai uma doença misteriosa em Andaluzia que o deixa paralítico, surdo e parcialmente cego. O estado deprimente em que se encontrou após a doença deu-lhe um impulso diferente que mudaria o teor de suas obras. A partir de 1793 volta ao trabalho como artista da corte, mas paralelamente se dedica a um trabalho mais pessoal e expressivo. Empenha-se, agora, em retratar a verdade por de trás dos costumes aristocratas, evidenciando as suas fraquezas (retrato do rei Fernando VII de Espanha ). Dedica-se com maior atenção aos retratos femininos e as figuras infantis ("Doña Antonia Zarate" - "Condesa de Chinchón").
Entre 1796 e 1797, entre suas viagens a Andaluzia para visitar a Condessa de Alba, faz a série de 80 gravuras “Os Caprichos”, as quais termina no ano 1799 e põe a venda, mas logo as retira por retratar personalidades conhecidas.
Abandona a vida pública, então, exilando-se em Madrid, na Quinta del Sordo, enquanto as guerras napoleônicas aconteciam na Europa, deixando marcas em Goya que ecoarão em sua obra, na série “Os Desastres da Guerra”, de 1810 e 1814, efetuando duas de suas mais famosas telas: “El Segundo de Mayo 1808” e “ El Tercero de Mayo 1808”.
Em 1821 foi processado pela Inquisição por suas obras “la maja vestida” e “la maja desnuda”, porém foi absolvido. Já debilitado física e mentalmente, Goya faz suas últimas “pinturas negras”, destacando “Saturno devorando um filho” de 1815, retratando as crises políticas da Espanha sob o reinado absolutista de Fernando VII.
Abandonaa “Quinta del Sordo” em 1824, muda-se para Bordeaux, na França, morrendo ali.
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