sexta-feira, 12 de março de 2010

ERNESTO NETO

Vista da instalação Léviathan Thot, 2006



Três Religiões, Nenhum Deus e as Crianças, 2003


Detalhe




Take it easy, 2006








Our Mist into the Mith, 2008







Mitodengo, 2009








Esqueleto Glóbulos, 2001









Do Corpo a Pancada, 2007










Divagar Pá Num Machucar a Luz Que Pinta o Meu Acesso, 2004






Corpo vai e vem, 2007









Com o Corpo Con Templo o Tempo, 2002






Antes que eu te engula carrocellflower, 2007



Ernesto Neto trabalha com materiais articuláveis como lycra, algodão e poliamida, bolas de chumbo, polipropileno, miçangas, espuma, ervas, especiarias, etc., aproximando as linguagens da escultura e da instalação.
Artista conceituado do mercado contemporâneo, estudou no museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Expôs na Inglaterra, na Bienal de Veneza em 2001.
Sofreu influência do Neo-Concretismo (final da década de 50 e começo da 60), e dos artistas do movimento como Lygia Clarck e Hélio Oiticica, assim como das idéias do modernismo e abstração geométrica que propunham a arte com formas orgânicas e trazendo os espectadores a participar e interagir com a obra.
Ernesto Neto descreve
sua obra como uma paisagem interna do corpo, seus tecidos, pele. Extensões da própria pele e corpo do artista. A interação do público com os trabalhos se dá através do toque e de materiais que propiciem o uso de outros sentidos como olfato. Também os títulos das obras fazem alusões ao corpo e sua atuação no mundo, assim como sua disposição no espaço de forma pendente, elástico e a propensão do peso.
O contato que algumas obras proporcionam ao corpo a experimentação da tensão, força, equilíbrio e resistência dos mesmos.

6 comentários:

  1. fui tentar fazer uma pesquisa nesse site sobre a obra com o corpo con templo o templo
    e n consegui pq esses autores n fazem uma coisa certa?

    ResponderExcluir
  2. Preciso saber mais sobre a obra COM O CORPO CON TEMPLO O TEMPO , ajudem - me é para trabalho de escola !!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá. Meu nome é Renata Fontana e tenho um estudio de design. Comecei agora um projeto de confecção de livros pessoais e corporativos e como gosto muito das obras de Ernesto Neto, gostaria de propor a ele um livro sobre sua trajetoria profissional. Acho que daria um livro lindo. Gostaria portanto do contato de Ernesto para poder fazer a proposta. é possível?
    Desde já obrigada.
    Renata Fontana
    renafont@gmail.com
    rdtoledo@uol.com.br

    ResponderExcluir